domingo, 27 de junho de 2010

ANGINA



Angina pectoris ou ainda angina do peito é a síndrome clínica caracterizada por crises de dor, queimação ou sensação de pressão a região do tórax. É causada pela obstrução transitória das coronárias. A causa da dor é o fornecimento inadequado de sangue ao coração, resultando no suprimento insuficiente de oxigênio e de nutrientes para o miocárdio.

Alguns fatores podem provocar a dor anginosa, como, por exemplo, o esforço físico, a ingestão de refeição copiosa, a exposição ao frio e a situações estressantes.
A dor da angina deve cessar com repouso ou com o uso da nitroglicerina, num período de vinte minutos, caso contrário, a indicação é de infarto agudo do miocárdio. Uma característica importante da dor anginosa é que ela regride quando o fator que a causou é afastado.
As pessoas idosas podem desenvolver sintomas anginosos mais rapidamente do que as mais jovens. A dor se manifesta como fraqueza ou desmaio quando expostas ao frio, já que elas têm menos gordura subcutânea para proporcionar o isolamento térmico. Os idosos devem ser orientados a usar roupas extras e alertados para reconhecer o sinal de fraqueza como indicativo de que devem repousar ou tomar os medicamentos prescritos.

O diagnóstico da angina é freqüentemente estabelecido pela avaliação das manifestações clínicas da dor e pela história da pessoa.
De acordo com a gravidade dos sintomas de angina, da idade do portador e das patologias associadas, exames diagnósticos poderão ser solicitados, como o eletrocardiograma, Hollter, cintilografia miocárdica e/ou cateterismo cardíaco.

Existem três formas de tratamento para a angina:
o tratamento clínico, a angioplastia coronariana e a cirurgia de revascularização miocárdica.

O objetivo do tratamento é aumentar a oferta de oxigênio ao miocárdio, utilizando-se da nitroglicerina, e controlando os fatores de risco (fumo, obesidade, hipertensão arterial, hipercolesterolemia e hiperglicemia).

  • Os nitratos ainda são a principal medida terapêutica no tratamento da angina do peito, por produzirem dilatação das coronárias com o conseqüente aumento do fluxo sangüíneo ao miocárdio. A nitroglicerina administrada por via sublingual alivia a dor anginosa em até 3 minutos, devendo ser observadas as seguintes orientações: o usuário deve ter sempre o medicamento consigo; esse medicamento deve ser conservado em recipiente escuro e fechado, pois sua ação é alterada na presença de luz; ao usar o medicamento, manter a língua imóvel e não deglutir a saliva; para evitar as crises de angina, utilizar nitroglicerina antes de qualquer atividade intensa, como, por exemplo, as relações sexuais. Alguns efeitos indesejáveis podem surgir, tais como: rubor, cefaléia, hipotensão e taquicardia. Se as crises de angina persistirem, apesar da medicação e do controle dos fatores de risco, ou se for constatado que a obstrução nas artérias coronárias é muito grave, poderá ser indicada a angioplastia coronariana, ou a cirurgia de revascularização.


  • No caso de cirurgia de revascularização do miocárdio, uma veia (safena) é retirada da perna e colocada sobre a artéria do coração que está entupida, ultrapassando o local do bloqueio, como se fosse uma ponte - é o que se chama de ponte de safena.

  • A angioplastia consiste em “esmagar” a placa de ateroma, dilatando a coronária, através de um procedimento com um cateter especial, com um balão na ponta.


As ações de enfermagem incluem as seguintes orientações que devem ser prestadas ao portador de angina pectoris, bem como a seus familiares, em nível ambulatorial ou durante a alta hospitalar:

  • manter-se em repouso ao início da dor

  • participar de um programa diário de atividades físicas que não
    produzam desconforto torácico, falta de ar e/ou fadiga
    indevida

  • alternar as atividades diárias com períodos de repouso

  • fracionar as alimentações em menores porções e maior freqüência,
    evitando esforço físico durante 2 horas após as
    refeições

  • evitar ingestão excessiva de cafeína (café e bebidas com
    cola), que pode fazer subir a freqüência cardíaca

  • não usar comprimidos para emagrecer, descongestionantes
    nasais ou quaisquer outros medicamentos vendidos sem
    prescrição médica e que podem aumentar os batimentos
    cardíacos

  • evitar o fumo, o que eleva a freqüência cardíaca, a pressão
    arterial e diminui os níveis sangüíneos de oxigênio

  • utilizar roupas adequadas às variações de temperatura

  • reorganizar os seus hábitos de vida, a fim de reduzir a freqüência
    e a gravidade dos ataques de angina, bem como
    prevenir-se de outras complicações.

2 comentários:

  1. Muito obrigado pels orientações Patricia! Tem mem ajudado muito a me pevenir!!

    ResponderExcluir
  2. Dúvida, Angina é uma patologia ou sintoma de um infarto?
    Se for uma patologia qual a diferença entre angina e infarto?

    ResponderExcluir