Pressão Arterial
É a força que o coração bombeia o sangue contra as paredes das artérias.A esse fenômeno damos o nome de pressão sistolica que e a pressão alta.
Essa pressão e necessária para que o sangue chegue ate aos locais mais distantes do nosso corpo, como por exemplo: dedos dos pés. A pressão arterial e medida em milímetros de mercúrio, sendo que ao insuflar o manguito, e ao desinsufla-lo começaremos ouvir através do estetoscópio, e visualizar no esfigmomanometro. No primeiro batimento será a pressão sistolica, ou seja nesse processo o coração se contrai eliminando o sangue para as artérias, no ultimo batimento será a pressão diastolica, nesse processo o coração relaxa, e recebe o sangue que chega ate ele através das veias.
Padronização
A Organização Mundial da Saúde (OMS) padronizou a PA entre 120x80 mmhg a 140x90 mmhg. Local mais comum e utilizado para aferir a PA e nos Membros Superiores (MMSS) no braço. Com ponto de ausculta na artéria braquial.
Fatores de Risco
-Dieta
-Gordura
-Obesidade
-Tabagismo
-Stresse
-Medicamento
-Idade
-Sedentarismo
Hipertensão Arterial
-O que é?
Conhecida como pressão alta, e a pressão arterial sistolica igual ou maior que 140mmhg e diastolica 90mmhg.
A hipertensão pode causar doenças cardiovasculares como insuficiência coronariana, insuficiência cardíaca, insuficiência renal,,avci,avce.
A hipertensão quase sempre não apresenta sintomas o que muitas vezes dificulta o diagnostico e adesão ao tratamento.
A hipertensão arterial se divide em duas
-Pressão arterial primaria sistêmica: Corresponde a 90% dos casos e por não haver causa conhecida.
-Pressão arterial secundária: Corresponde a 10% dos casos onde e possível detectar a causa, por exemplo: Problemas renais, tumores supra-renais, ou doenças endócrinas.
Diagnostico
E obtido através das medições, ou seja, aferir a pressão no mínimo duas vezes por dia em braços diferentes na posição sentado ou deitado.
Sintomas
-Dor no peito
-Cefaléia occipital e matinal
-Edema nos MMSS e MMIIS no final do dia
-Irritabilidade
-Cansaço
-Tonturas
-Dispnéia
-Náuseas
-Vômitos
Tratamento
-Tratamento não medicamentoso da hipertensão tem como objetivo a prevenção de complicações, pois e muito comum o portador de hipertensão deixar o tratamento de lado e achar que esta curado. Embora a hipertensão não tem cura um controle e suficiente para evitar complicações.
Órgãos que podem ser afetados
-Olho
-Cérebro
-Coração
-Rins
-MMIIS
Cuidados
-Controle da pressão arterial
-Uso de medicamentos quando prescritos
-Pratica de exercícios físicos
-Mudanças de hábitos alimentares
-Evitar o uso de álcool
-Evitar o uso de tabaco
OBS:Crianças podem apresentar hipertensão arterial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário