No aparelho circulatório podemos distinguir fundamentalmente, um sistema fechado de canais e um conteúdo ou sangue .Através destes canais chegarão aos diferentes órgãos e tecidos do organismo as substancias nutritivas e o oxigênio necessários á vida . Ao mesmo tempo são recolhidos os detritos resultantes do metabolismo celular,para serem conduzidos aos órgãos encarregados da sua eliminação.
Os canais do aparelho circulatórios não são rígidos. Por isso o seu calibre,regulado pelo sistema nervoso vegetativo,aumenta ou diminui segundo as necessidades fisiológicas do órgão ou da temperatura ambiente ( fenônemo da termorregulação) ,graças às propriedades da musculatura lisa de que são constituídos.
Circulação sistêmica ou grande circulação
Inicia-se no ventrículo esquerdo, que expulsa para a aorta o sangue arterial proveniente do átrio esquerdo. Da aorta e das artérias ilíacas nascem novas artérias que vão diminuindo progressivamente de calibre, enquanto dão novas ramificações ,até se converterem em capilares arteriais.Estes são os vasos de menor calibre,onde as hemácias circulam umas atrás das outras para facilitar a troca do oxigênio que transportam por dióxido de carbono proveniente dos tecidos. Neste ponto os capilares arteriais transforma-se em venosos, convertendo-se em veias de calibres progressivamente maior, até chegarem a veia cava superior (recolhe o sangue da cabeça e dos braços) e a veia cava inferior( recolhe o sangue do tronco e das pernas), que terminam no átrio direito.
Circulação pulmonar ou pequena circulação
Nenhum comentário:
Postar um comentário